O que é o CFTV?

Conhecido por aqui como Circuito Fechado de Televisão (CFTV) ou Closed Circuit Television (CCTV), nos Estados Unidos, o monitoramento nada mais é do que a vigilância feita por câmeras que transmitem as imagens em tempo real para um gravador de vídeo ou central de monitoramento, no caso de câmeras IP.

Em razão do aumento da violência urbana nos últimos anos, a instalação do CFTV cresceu exponencialmente, principalmente em residências, prédios, lojas, supermercados, áreas públicas (como praças e avenidas), condomínios, empresas, entre outros.

O sistema é a colocação de câmeras em pontos estratégicos, principalmente onde circulam muitas pessoas ou em áreas que possam gerar perdas, como no almoxarifado de uma companhia ou nos corredores de supermercados, além, é claro, nos pontos de maior vulnerabilidade, tais como estacionamentos, frente e laterais de casas, com o objetivo de coibir atos ilícitos.

Trata-se da tecnologia mais avançada do momento quando o assunto é segurança, com inúmeras vantagens como mostraremos ao longo deste artigo.

Como funciona o CFTV?

O CFTV tem um funcionamento bem simples. As imagens coletadas pelas câmeras são transmitidas para telas de TV que ficam em uma central. A recepção é feita por placas DVR ou Stand Alone, possibilitando apenas a exibição ou gravação, de acordo com a configuração.

No entanto, o bom funcionamento só se efetivará por meio da instalação de uma fonte de alimentação, com dimensionamento adequado para a câmera e também qualidade no conector do cabo de vídeo, com objetivo de garantir a capacidade do sinal. Assim, um gravador digital e um nobreak são essenciais para o correto funcionamento do sistema de CFTV.

As câmeras são integradas a gravadores de vídeo e as capturas de imagens podem ser transmitidas também para smartphones ou tablets. Tudo é realizado em tempo real com lentes modernas que captam as imagens em alta resolução, inclusive em 360º, dependendo do modelo.

Dessa forma, o videomonitoramento distribui as imagens para uma ou mais TVs, sendo um meio essencial não só para inibir crimes, como também para auxiliar a polícia em investigações de diversos tipos de ocorrências.

Um ponto muito importante é que a central não necessita ficar nos locais de instalação das câmeras, ou seja, quem supervisiona está seguro e pode, inclusive, contar com um monitoramento remoto. Conheça opções para comprar câmeras de CFTV.

Quais são os principais tipos de CFTV?

Existem dois tipos de CFTV:

  • Analógico
  • IP

O primeiro ainda é o mais utilizado no mercado em razão dos menores custos e foi o responsável pelas experiências iniciais do videomonitoramento na área de segurança tanto patrimonial quanto residencial.

No analógico, as ligações das câmeras com os dispositivos são feitas por cabos coaxiais, que são responsáveis pelo sinal, enviando as imagens aos gravadores e depois para os monitores. No entanto, a qualidade atualmente não há diferenças, devido evolução dos sensores e resolução das câmeras oferecidas pelo mercado.

Já o IP abre um leque de possibilidades, pois oferece imagens em alta definição, além de contar com câmeras que têm a tecnologia IP, ou seja, ocorre a transmissão dos dados de voz e vídeo em rede.

Outra vantagem indiscutível é que tudo pode ser acessado por meio de sistemas remotos, como smartphones, tablets ou monitores HD, Full HD ou mesmo 4K. São fatores que apresentam pontos favoráveis no custo-benefício.

Fique atento quanto ao modelo escolhido para o gerenciamento das câmeras, que pode ser:

  • DVR (menor custo-benefício, imagens com qualidade razoável)
  • NVR (full HD, imagens excelentes)
  • HVR (híbrido, funciona para câmeras analógicas e IP)

Importância do CFTV para empresas

O maior argumento para adotar CFTV em varejos e outros estabelecimentos comerciais é justamente a união entre esses dois tipos de monitoramento: ao vivo e em retrospectiva.

Além da própria presença das câmeras inibir possíveis infratores, a equipe de segurança pode agir imediatamente diante um flagrante, intercedendo diretamente ou acionando a polícia. Se esse for o caso, a gravação das imagens é fundamental para prestar queixa.

Ou seja, o circuito fechado de TV é a melhor solução em segurança, tanto para impedir roubos quanto para resolver a situação da forma mais clara possível. Basta escolher um fornecedor de qualidade e implementar o sistema de maneira adequada.