Uso de drones na construção civil

A indústria de drones de bilhões de dólares oferece uma gama de benefícios para projetos de construção, mas navegar pelas regulamentações em constante evolução e novas tecnologias é um desafio constante. Desde sua adoção antecipada em canteiros de obras em 2012, os drones de hoje estão provando seu valor mais do que nunca, desde os estágios iniciais do planejamento do projeto até a garantia.

Como os drones são usados ​​na construção  

Não mais apenas para a fotografia, os drones têm uma variedade de usos em todas as fases do projeto, incluindo:  

  • Licitação: já no processo de licitação, drones podem ser usados ​​para mostrar a topografia do local e ajudar as partes interessadas a montar licitações que reflitam o valor do local e o verdadeiro escopo do trabalho.  
  • Documentação de progresso: Uma vez que uma licitação foi concedida, fotos de drones e vídeos podem mostrar o escopo do trabalho, desempenhando um papel importante para documentação de progresso.  
  • Direito de passagem: quando o direito de passagem é um problema em uma construção, a filmagem do drone fornece evidências claras de invasão e outros problemas de direito de passagem.  
  • Mapeamento de alta resolução: o mapeamento e a logística de alta resolução mostram mudanças ao longo do tempo, o que pode dar vida a um projeto para as principais partes interessadas e garantir que subcontratados, empreiteiros e inspetores estejam na mesma página.  
  • Modelagem 3D de Locais para Planejamento e Inspeção: a modelagem 3D aumenta a precisão da análise de graduação, o que permite um melhor planejamento e tomada de decisão.  
  • Inspeção Visível e de Infravermelho de Telhados e Envelopes de Edifícios: As imagens de vídeo infravermelho mostram vazamentos de ar no envelope do prédio ou sistema de cobertura, o que pode ajudar nas reformas de estruturas existentes. 
  • Marketing: os vídeos flyover entusiasmam os compradores em potencial com o projeto e podem aumentar as vendas.  

Como o uso de drones mudou ao longo do tempo  

A ANAC já tem regulamentado o uso de aeronaves não tripuladas para uso civil no Brasil. A tendência é só crescer.

Podemos esperar regulamentos de visibilidade e segurança em relação às condições climáticas e horário do dia (por exemplo, voar após o pôr do sol requer iluminação anticolisão). 

O mercado de drones só cresce no Brasil. Se você busca por filmagem aérea de drone em São Paulo, por exemplo, já conta com milhares de prestadores de serviços de vários níveis. Inspeções com drones são úteis para vistorias prédios, conferir a estado das fazendas, plantações e florestas, engenharia, etc.

Um dos modelos mais populares é o drone Air 2s da DJI. Compacto, leve, barato e muito versátil.

Comprar drones atualmente tem ficado cada vez mais simples e barato. Os drones da fabricante chinesa, DJI, são importados e distribuídos por várias lojas de drones. O preço dos drones DJI tem ficado cada vez mais acessíveis e com equipamentos, câmeras e acessórios de alta qualidade.

Drones não podem voar sobre as pessoas, a menos que estejam participando do projeto.  

Pode parecer contra-intuitivo, mas os regulamentos realmente ajudaram na adoção de drones ao abordar os temores de acidentes ou uso indevido de drones. Depois dos regulamentos para proteger a responsabilidade e limitar o risco, as equipes de construção passaram a considerar os drones. 

Como os operadores de drones podem ajudar 

Uma das principais barreiras para a adoção de drones na construção é o custo e a experiência. A típica equipe de construção não sabe como operar um drone, nem um empreiteiro típico pode arcar com o equipamento e seguro do drone. 

As empresas de drones que se especializam em imagens de canteiros de obras ajudam as construtoras a aproveitar os dados dos drones conforme a necessidade. Essas empresas podem operar os drones, compilar os dados e distribuí-los em formatos compartilháveis, o que beneficia empresas de construção e investidores em potencial.  

Como os drones estão beneficiando os canteiros de obras 

Olhando para o futuro, os serviços de drones se integrarão naturalmente ao fluxo de trabalho de construção. À medida que as empresas de construção procuram aprimorar os serviços de visualização para os clientes, o design virtual e as nuvens de pontos 3D se tornarão o padrão ouro da indústria. 

Os drones oferecem um novo nível de transparência que ajuda os gerentes de projeto a se comunicarem com superintendentes, proprietários de projetos e outras partes interessadas. Os drones aumentam a qualidade e a quantidade de imagens do local, resultando em uma visão muito mais precisa do local de vários ângulos. Com os drones, é mais fácil do que nunca manter as partes interessadas informadas. Isso leva a clientes satisfeitos que fazem referências.  

Os drones também ajudam as construtoras a evitar erros dispendiosos. Considere um cenário comum: um subcontratado não está construindo sua parte do trabalho de acordo com as especificações ou há um problema com a linha do telhado existente que não foi detectado nas inspeções anteriores. Os voos regulares de drones trazem esses problemas à tona mais cedo, para que as tripulações possam resolvê-los com menos tempo e dinheiro.  

Embora os benefícios do lado do cliente sejam óbvios, os drones também beneficiam as equipes de construção, aumentando a eficiência. As nuvens de pontos 3D fornecem representações altamente precisas de um local de construção antes, durante e depois da construção. Melhor tomada de decisão significa maior produtividade, redução do desperdício e um maior ROI em cada construção.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.